sábado, 6 de fevereiro de 2016

Resenha: Como eu era antes de você



O livro Como eu era antes de você irá virar um filme que será lançado no meio do ano.

A narrativa é leve e a linguagem é bastante simples. Nada de palavras técnicas. 
Antes de ler, pensei que o livro era clichê, me enganei PARCIALMENTE. Deixa eu explicar:

O personagem principal, Will Traynor, não é descrito como um ser perfeito. Muito pelo contrario, ao longo da narração você percebe que a autora destaca a sua tetraplegia, o seu modo sarcástico e até mesmo o seu humor negro de encarar a vida. O enfoque dele não esta no peitoral definido, na quantidade de dinheiro que ele possui ou no seu cabelo liso, mas sim no seu intelecto, valorizando-o pelas suas experiências vividas.

Junto a isso, o livro nos força a discutir alguns temas importantes, como a falta de infraestrutura para pessoas com deficiências , principalmente aquelas relacionados com cadeirantes, que alguns locais possuem. Muitas cenas e relatos que as personagens descrevem reforçam que o mundo ainda não está preparado para lidar com os deficientes físicos . Embora o livro se passe no Reino Unido, muitos dos problemas se encaixaram perfeitamente no Brasil.

   "Há coisas que você não percebe até acompanhar uma pessoa numa cadeira de rodas. Uma delas é como a maioria dos calçamentos é mal conservada, com buracos mal remendados ou desnivelada. (...). A outra coisa era como a maioria dos motoristas é desatenta. Param em cima da calçada ou tão perto de outro carro que é impossível para alguém em uma cadeira de rodas atravessar a rua."
Pág. 67

A personagem principal ,Louisa Clark, me fez amar ainda mais o livro. Ela é aquele tipo de personagem que eu poderia encontrar na rua. Possui defeitos e qualidades. O que a autora enfoca bastante sobre Clark é que aos 26 anos ela ainda não sabe o que fazer da vida, não possui quase nenhuma experiência de vida e não tem nenhum plano concreto para o futuro. Essa forma de encarar o mundo deixa o nosso Will bastante irritado e ao longo da narrativa, percebe-se o esforço dele de transformar esse cenário.

Assim, nesse ponto, se ver uma grande diferença entre o nosso casal.

A narrativa não é cansativa. A historia fluiu de forma leve e quando já tinha percebido estava no final do livro. Não é uma narrativa que enfoca muito em descrições, ou seja, a autora não passa, por exemplo, descrevendo um quarto em 2 paginas.

Eu torcia a cada capítulo para eles ficarem juntos.

O que me deixou chateada foi o final. Não vou dar spoiler sobre como o livro termina. Só posso dizer que esperava mais do final. Ele foi clichê e me lembrou de MUITOS livros de romance que li.

Tirando isso, é uma boa dica de livro para quem deseja se distrair.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Template by BloggerCandy.com